Rufo Herrera

(Brézil - Brazil)

Rufo Herrera é argentino, nascido em Córdoba e radicado no Brasil desde 1963. De iniciação autodidata recebe posterior orientação do professor bandoneonista Pedro Garbero, viajando em 1957 para Buenos Aires, realiza estudos de aperfeiçoamento em bandoneón com Marcos Madrigal e ingressa no Conservatório Nacional onde estuda violoncelo com o professor Roberto Libón.

Em 1961 viaja por diversos países da América Latina para realizar pesquisa sobre aspectos estruturais, timbrísticos e estéticos da música dos povos remanentes das civilizações originais do Continente Centro e Sulamericano.

Radicado em São Paulo em 1963, inicia seus estudos de composição sob a orientação do Maestro e Compositor brasileiro Olivier Tony e piano complementar com Marta Cerri.

Em 1966, convidado pelo sello Farrouphilha, grava o LP "Tangos de Vanguarda" onde registra a sua própria versão de seis temas de Astor Piazzola. Em 1968 estréia como compositor no Festival de Música Contemporânea brasileira de São Caetano do Sul - S.P. com a obra  "Oito Variações para Orquestra de Cordas Sobre um Tema Pentatónico", interpretado pela Orquestra Musicâmera de São Paulo sob a regência do Maestro Thomas Di Jaime.

Em 1969, convidado pelo grupo de compositores da Escola de Música da UFBA radica-se em Salvador integrando o movimento emergente da música contemporânea brasileira desenvolvendo sob a orientação do compositor suíço-brasileiro Ernest Widmer, ampla pesquisa e aperfeiçoamento na linguagem musical contemporânea e suas novas técnicas de estruturação incluindo as multimídias, estreiando mais de 50 trabalhos considerados dentro da expressão de vanguarda no período de 1970 a 1976.

Em 1976, convidado pelo Instituto Nacional da Cultura do Panamá, cria e implanta nesse país as oficinas de criação e repertório como nova proposta para a formação de compositores em centros onde não existam escolas superiores de música. Este trabalho teve continuidade sob a orientação do compositor Raul Sarmiento (Guatemala) e posteriormente Reque Cordeiro panamenho radicado nos E.U.A..

Em julho de 1976, convidado pelo Festival de Inverno da UFMG (Ouro Preto) introduz neste festival a oficina de arte integrada desenvolvendo um trabalho processual com as diversas áreas da criação artística que teve continuidade neste festival até 1988 e que resultou na criação e posterior profissionalização do Grupo Oficcina Multimédia, hoje participante de vários eventos internacionais, proposta que foi acolhida pela Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, entidade esta à qual, o compositor permanecerá ligado desde 1977 até o presente momento e onde preside o Centro Latino Americano de Criação e Difusão Musical, criado em 1986 pelo 1º Encontro de Compositores Latino Americanos, sob os auspícios da F.E.A., Funarte e do Ministério da Cultura.

Bienvenue
Welcome
Interprètes Performers

Compositeurs
Composers

Programme / Program

Mercredi
5 juillet
Jeudi
6 juillet
Vendredi
7 juillet
Samedi
8 juillet
Dimanche
9 juillet
Wenesday
July 5
Thursday
July 6
Friday
July 7
Saturday
July 8
Sunday
July 9
Webmaster: Bernard Savoie b.savoie@videotron